sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Já é um bom começo!!!

Hoje estou contente. Sinto-me algo mais realizado...

Devido ao rumo da vida, eu e minha pequena família, emigramos para o local tipico de muita emigração,  FRANÇA, mas vim para o sul, tem mais calor e tal. Um dos meus problemas é a barreira linguística, um pouco diferente do português, com imensas palavras e conjugações verbais e um sotaque algo difícil de compreender. A minha "madame" marcou uma consulta em um oftalmologista e me disse  "- Amorrrr, eu não te vou poder acompanhar nesta consulta que estou a trabalhar, mas irei arranjar alguém (que fale francês e português) pra te ajudar..,"  eu pra mim pensei que não era preciso que eu necessitava de asas livres para ter a experiência, e fui sozinho. No principio, confesso, até estava algo desconfortável por ir sozinho, que o doutor poderia falar rápido, muitas coisas técnicas, muitas perguntas e aí veio outro problema... e se ele me pede para ler o quadro das letras ao longe??? o alfabeto é igual mas a pronuncia em algumas letras é muito diferente. Comecei por ter receio em ir, mas ao mesmo tempo queria ir, pois precisava e tinha vontade de me "desenrascar". Quando cheguei no consultório fui a recepção e consegui explicar porque não tinha um cartão chamado "Carte Vitale", então a senhorita mandou-me sentar e esperar na sala que depois o sr. doutor me chamaria e depois me entregaria os documentos que lhe entreguei. Sentado a espera já estava um pouco mais aliviado pois a parte administrativa já estava tratada e me sentia orgulhoso por ter me feito compreender e por ter compreendido (sem usar o típico "olhe desculpe, mas o meu francês não é muito bom..."). 

Enquanto pensava nesta primeira vitória desfolhava um jornal do dia e tentava decifrar as linhas que nele aparecia e os olhos caiam sobre o signo de escorpião onde decifrei " Hoje será um ótimo dia para conseguir alcançar os seus objetivos", bela frase para continuar o meu dia! 
O sr. doutor me chama e manda-me sentar na mesa da maquinaria, perguntou-me qual o motivo da visita e sem hesitar dei-lhe a minha resposta que saiu espontaneamente a consulta continuou, muitas perguntas e respostas, alguns testes e eis que chega o quadro, nas primeiras linha ainda exitei algumas vezes mas de um momento para outro começou por ser fácil pronunciar os "ZEDes", "IXs" e "ASHes". Acabada a consulta, os meus documentos foram me dados (tal como a conta!), uma nova consulta marcada e um sentimento de vitória, que apesar de ser uma coisa tal insignificante é sempre um grande passo!!! 
Volle est posse  

Nenhum comentário:

Postar um comentário