sexta-feira, 1 de março de 2013

Dia MAU, Dia Bom


Imaginem mais um dia da vossa vida.. até as coisas mais básicas  Imaginem o acordar, o levantar, todos os movimentos e os primeiros pensamentos do dia,  quando por vezes nos sentamos nas "margens" da cama de mão nos joelhos e "vamos lá outra vez!!" na cabeça. Todos nós temos dias bons e menos bons. Todos nós somos iguais e, a partir do momento que o "vamos lá outra vez" nos proporciona um movimento espontâneo para nos levantarmos e de decidir como vai nos correr o dia. Até o mais simples gesto nos pode influenciar... 
Imaginem o levantar e tudo corre mau,... o meu objectivo é não querer acordar a minha cara metade", penso eu e...  "catrafoda-se" bato em alguma coisa ou deixo cair o telofone no chão e assim não só acordo a cara metade como acordo a nossa garota e de vez em quando até o vizinho. Mas na eventualidade deste acontecimento originam novas aventuras. A ida ao "toilette" para trocar de roupa torna-se enervante, ainda com a "remela" no canto do olho tento vestir a camisola e não acerto no lado correto. Quando finalmente consigo me arrumar chega a hora do pequeno almoço, pequeno só mesmo de nome pois torna-se grande conflito comigo próprio. Começo por tirar o pacote de leite do frigorífico  e quando faço verter o seu conteúdo para a  panela (depois de esta bater em todas a quinas da gaveta e fazer com que as outras se mexam criando assim  um som que volta a acordar os que me rodeiam ) a ultima gota trata sempre de fazer um salpico para o balcão ou para o chão.. e isso me enerva..  logo dou por mim já a dizer palavras que por vezes não aparecem no dicionário. 
Bem... nisto tudo como e preparo a minha "bucha" para o almoço e dou por mim que já estou atrasado. na hora de de calçar o sapatos neste tipo de dia, o nó é sempre cego! ( se tiver as unhas cortadas pior ainda). Agora de sapatos calçados lá vou fazer mil metros a pé para irem me buscar pro trabalho, no caminho apanho sempre semáforos para peões no vermelho e passar mesmo assim que nestes dias têm sempre trânsito. No carro já na companhia dos colegas de trabalho os temas de conversa são:
- "Eles davam chuva e muito vento para hoje...";
- "o SLB ou FCP ou ainda o L'OM (Olympique de Marseille) jogaram ontem, são uns burros não jogam nada";
- "ena!!! o Fulano comprou isto ou aquilo, o Sicrano divorciou, amigou-se ou outros com aquela gaja";
- "Aquilo lá em baixo (Portugal) vai de mal a pior" 
_ "por cá, isto vai de mal a pior".. 
 ... e isto todos os santíssimos dias, todos estes temas iguais, a única coisa que muda é a ordem da conversa. As vezes ainda tento mudar o tema de conversa mas o feedback habitual que recebo é um silencio quase absoluto e "ouço" na minha cabeça o som de uma televisão fora do ar. Começar o trabalho, ver o dia a raiar ou então não, o dia é cinzento e com nuvens que querem desabar sobre nossas cabeças.. cabeçada ali, corte acolá, problemas que vão aparecendo e trabalhos evitados se tivessem sido pensados de outras formas. Hora de almoço silencio quase profunto porque é quebrado pelo tema "-olha, afinal davam chuva mas não choveu!" a resposta a isto é tão construtiva como a afirmação, "-pois não!!!".
  O dia passa devagar e o caminho de volta é feito no silêncio com ambiente a ser "animado" com um típico programa de rádio, onde as pessoas ligam e desabafam as suas vidas, e claro sempre de coisas animadas!!
Chegada a casa, com o dia cheio e cansativo por vezes mostra-nos as pessoas que não somos ou não queremos ser... e isso influencia todos os que no rodeiam, mesmo notamos que todos os que interagiram connosco nesse dia foram influenciados por nós, mas de uma maneira nada positiva. Este dia que passou torna-se um dia facilmente esquecido porque não trouxe nada.. foi só mais um dia. 

Agora imaginem quando tudo corre bem... o meu objectivo em não acordar ninguém, transforma num "cafuné " e um beijinho na cara metade muita vez respondido com um suspiro profundo, um lindo sorriso e um "bom dia amor!". sento me nas margens da cama ainda com vontade de voltar para lá mas o meu " vamos lá outra vez!" é mais dinâmico e poderoso, me levanto, não tropeço em nada não deixo cair nada, corre tudo muito bem, mesmo na hora de me vestir. Na cozinha, nestes dias parecem que as coisas se fazem  sozinhas, basta os movimentos automáticos e todo o pequeno almoço faz-se rápido e sem incidentes. O que me dá tempo para me preparar a vontade, poder sair de casa com tempo, passando de uma corrida de 1000 metros para uma caminhada pela cidade, chegando na hora exacta dos homens dos semáforos estarem verdes. Muitas vezes ao fazer a caminhada ainda ter situações que possa interagir com outra pessoas (ainda há bem pouco tempo atrás ajudei uns homens a descarregar uma coisa pesada de um camião) e deixa-las agradecidas e de sorriso na cara e talvez durante o dia em alguma situação nesses dia vai falar com alguem e contar sobre isto e irradiar ainda mais o "bom vibe" para mais alguém. No caminho já com os colegas de trabalho (os temas de conversa continuam o mesmo mas) ainda dá para mandar uma piada e deixar o ambiente menos hostil. O trabalho faz-se de maneira rápida e  compensatória, mesmo que tenha sido um dia de trabalhar muito. É uma fadiga positiva. No almoço trocam se histórias e experiências e por vezes partilha-se uma garrafa de vinho. No final do dia ainda se aproveita da famlia ou situações inesperadas positivas podem acontecer , quando me deito o dia é lembrado de maneira alegre e serena e será lembrado mais tarde... é um dia vivido!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário